Sua equipe está do seu lado?

Como vão as coisas?

Espero que esteja bem!

Bom, como falei no post da semana passada, pessoas são o motor da sua empresa. Os resultados e as mudanças dependem diretamente delas. E as maiores dúvidas de todos gestores giram em torno desse universo.

Como aumentar a produtividade da minha equipe?

Como ter melhores resultados?

A resposta e a solução para essas dúvidas é bem simples:

É preciso rever a cultura que você estimula!

A maneira com a qual você dirige a sua empresa diz muito sobre o que você valoriza e impacta diretamente na produtividade dos seus colaboradores.

De acordo com uma pesquisa feita pela empresa norte americana Single Grain, a felicidade torna as pessoas 12% mais produtivas, enquanto trabalhadores infelizes são 10% menos produtivos.

Mas, eu sei que NADA é mais difícil do que gerenciar pessoasNão há desafio maior do que liderar seus funcionários. Concorda comigo?

Muitas vezes os funcionários se pegam presos no operacional, na parte chata, desmotivante, e querem bater no chão. Isso não é segredo para ninguém!

A não ser que você já tenha entendido toda ideia de motivação e liderança, feito uns cursos bacanas e devorado uns 50 artigos e livros sobre como lidar com a Geração Y (que odeia rotinas e cumprir horário) e com os Milennials (que só trabalham motivados se identificarem com o propósito da sua empresa),seus funcionários podem se sentir assim também. Às vezes, desmotivados, cabisbaixos…

Mas como motivar essa turma? Como fazer o funcionário se sentir valorizado?

Você precisa criar formas de desenvolvimento de cultura e motivação a sua equipe!

E, nas próximas semanas, com essa série de e-mails, te trarei formas de desenvolver e motivar sua equipe!

Hoje, falaremos sobre alinhamento de propósito.

Alinhamento de propósito é essencial!

Me responda o seguinte: Por que você decidiu empreender? Por que você está à frente desse negócio e o que ele oferece de melhor? Onde você quer estar daqui a 5, 10 e 20 anos? Qual é o seu propósito de vida? Onde você quer chegar?

Olha, pode parecer papo de livro de auto-ajuda, mas você tem que ter a resposta para todas essas perguntas. E seus funcionários precisam ouvir isso de você. Eles têm que entender sua história, comprar e defender sua ideia.

Afinal de contas, eles estão trabalhando para você. Você construiu um sonho na sua cabeça e eles estão ali tentando fazer isso se tornar possível. Mas se eles não sabem nem o que é isso, como eles vão saber se querem fazer parte ou não dessa coisa que você dedicou sua vida para fazer?

Pois é, essa coisa é o seu propósito. E o seu propósito tem que se encaixar no propósito deles. Eles também têm um sonho, eles também querem chegar em algum lugar. E a sua empresa precisa, necessariamente, ser uma peça-chave desse quebra-cabeça. Sua empresa precisa ser a ponte para esse sucesso!

Muito genérico? Ok, vou dar um exemplo.

A “Me Salva” e o propósito:

A Me Salva é  uma plataforma de ensino online com conteúdo para o Ensino Médio, Superior e cursos preparatórios para o ENEM e Vestibulares. Um pré-vestibular totalmente online e que tem em mente e distribui aos funcionários um propósito bem claro:

“Aproximamos estudantes dos seus sonhos.”

A ideia é nítida, eles se preocupam e espalham o propósito de ajudar estudantes a alcançarem os sonhos. Tomam, de fato, o papel de amigos dos estudantes.

A cultura é tão bem construída que no ano passado, nas vésperas do exame nacional do ensino médio, o temido Enem, a empresa disponibilizou telefones para que todos estudantes pudessem ligar e “desabafar”. A ideia era ajudar e tornar a experiência de realização do exame mais leve.

Os funcionários fizeram essa ação sem receber um trocado a mais! Foi uma atitude do fundo do coração e totalmente guiada pela cultura e pelo propósito da empresa.

Essa ação gerou uma movimentação e uma proximidade absurda com os clientes. Eles transmitiram toda cultura e ideal aos clientes e criaram clientes fiéis e satisfeitos.

Percebe a movimentação que um PROPÓSITO pode causar? Ele transcende um trabalho com sorriso no rosto ou uma produtividade aumentada. O propósito MOVE e TRANSFORMA!

Conclusão:

Viu onde eu quero chegar? Eu preciso dos meus funcionários para atingir o meu propósito. E eles?Querem fazer parte disso? Precisam de mim para atingir o propósito deles?

Se querem e precisam, então estamos no mesmo barco. Se não, então o que eles estão fazendo ali a não ser desperdiçando o tempo, aliás, A VIDA deles?

A “Me Salva” encontrou a motivação, transformando a vida dos estudantes. E você já achou a sua?

Você precisa encontrar sua motivação, para assim passar a diante.

1- Tenha seus objetivos esclarecidos;

2- Anote;

3- Crie planos de engajamento;

4- Aceite novas ideias;

5- Traga mais de participação para seus funcionários;

6- Motive!

A motivação vem de dentro e que o inconformismo gera criação.

Mas isso fica para o próximo artigo

Um abraço e até mais!!

Posted in Blog.