Não adianta preocupar só com seus clientes!

Olá!

Como vão as coisas?

Espero que estejam bem!

Bem, bons empreendedores se preocupam muito com a gestão por indicadores, com números e  em como os números interferem no sucesso de sua empresa.

Maaaas, muitas vezes, os mesmos empreendedores se esquecem do ponto mais importante para uma gestão de sucesso:

AS PESSOAS!

Pessoas são as engrenagens das empresas, elas movimentamelas criamelas transformamPosso afirmar com a certeza absoluta que as pessoas são mais importantes que qualquer outra variável de sua empresa.

E você? Você olha para as pessoas a sua voltaVocê se preocupa com sua equipecom seus clientes?

Não se assuste! Eu disse equipe e clientes!

Exatamente isso! Não trago a terminologia genérica e clichê de que precisamos nos preocupar só com nossa equipe.

Quero te mostrar a importância de se preocupar com pessoas em dois lados: A experiência do Consumidor e a Motivação de sua equipe. Esses dois pontos levarão sua empresa a outro patamar!

Você terá uma equipe muito bem alinhada, motivada e disposta a levar sua empresa em direção ao sucesso. Além disso, você terá clientes dispostos a tirar dinheiro do bolso e valorizar seu serviço!

Sendo assim, vamos ao que interessa!

Experiência do consumidor e do colaborador:

Estamos acostumados com o conceito específico desse tema, o foco em UX – experiência do usuário.

Hoje, buscando otimizar a explicação, quero ampliar esse conceito e conectá-lo à internalidade da sua empresa. Conectarei a experiência do consumidor com a do colaborador.

O contato direto da sua marca com o cliente é feito por sua equipe! Eles são a linha de frente! E a sua linha de frente precisa espalhar a cultura e a forma de desenvolvimento que sua empresa prega.

Uma equipe desmotivada e sem uma cultura bem desenvolvida vai espalhar a insatisfação!

E uma das melhores formas de espalhar essa visão de pertencimento e desenvolvimento cultural é gerando o empoderamento do funcionário.

Muitos empresários ainda têm medo do significado dessa palavra, acreditam que empoderar é deixar o colaborador fazer o que quiser dentro da empresa. E é claro que essa definição está MUITO ERRADA.

Empoderar o funcionário é dar ferramentas que permitam que ele se desenvolva e cresça no seu ambiente de trabalho, tornando-o mais produtivo e realizado. É aquela autonomia para a resolução de problemas, para ser criativo e trazer ideias fora da caixinha!

Isso faz com que o colaborador defenda a companhia sinta-se parte do todo, parte da transformação proporcionada pela empresa.

E esse sentimento de pertencimento será passado ao cliente! Tudo isso na forma de um excelente atendimento e na forma de um funcionário que quer salvar seu cliente!

Por esse motivo, você precisa desenvolver um propósito da sua empresa e transmiti-lo a cada colaboradorCrie “missionários” de sua marca e desenvolva clientes satisfeitos e “advogados” da sua companhia.

 Salve vidas e seja salvo por cada uma delas!

Você está junto deles nesse barco!

Não pense em só treinar sua equipe e desenvolver um produto maravilhoso. Você PRECISA de um PROPÓSITO e as pessoas PRECISAM de um PROPÓSITO!

Transmita a seus funcionários e faça-os transmitir.

Proporcione bons momentos internamente e veja-os serem transmitidos para o meio externo.

Seja, viva, inspire e expire esse propósito!

E como eu sei que é extremamente difícil desenvolver uma cultura e espalhar essa motivaçãodesenvolvi um artigo com uma metodologia certeira para espalhar seu propósito.

Não perca-o na semana que vem!!

Aguarde! (Também estou ansioso)

Abraços!

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