O preço do seu produto está incorreto?

Bom, hoje quero falar sobre um assunto que deixa qualquer empreendedor ou empreendedora de cabelos em pé:

A PRECIFICAÇÃO!

Esse assunto é uma das maiores dificuldades do ramo empresarial.

Como definir seu preço de forma assertiva de uma forma que te trará bons resultados?

Então,

Enxugue esse suor, pegue seu café, acomode-se na cadeira, prepare-se para anotar e para desenvolver uma boa metodologia de precificação!

Precificar é uma arte!

É necessário sempre estar atento ao Preço do MercadoPercepção de Valor / Valor Agregado e Preço Sustentável, e isso não é nada fácil!!

E, afim de te guiar por um caminho mais concreto,  aprofundaremos no conceito de “Preço Sustentável”.

Por quanto é necessário vender seus produtos para que você consiga bancar todos seus custos e despesas? E ainda sim obter a margem de lucro esperada no seu negócio?

Vamos discutir uma metodologia muito utilizada para responder essa pergunta: o Markup!

Markup:

O Markup consiste em um multiplicador aplicado sobre o custo e/ou serviço prestado. Ele irá te possibilitar desenvolver um preço de venda necessário para sustentar as operações e retornar o lucro desejado para os sócios, afinal, o objetivo da empresa é gerar valor.

Essa é a fórmula:

Markup = 1 / (1 – (% Despesa + % Impostos + % Lucro))

Onde:

  • % Despesa – É o peso da despesa, o quanto ela impacta na Receita;
  • % Impostos – É o quanto os impostos impactam na Receita;
  • % Lucro – É a margem de lucro esperada;

Bom, vamos exemplificar para facilitar o entendimento!

Para uma boa análise precisamos olhar para um período base grande. Visto que, um curto período pode enviesar o indicador, recomendo que seja utilizado os últimos 12 meses.

magine uma empresa que no último ano apresentou os seguintes números:

Receita = R$700.000,00, Despesa = R$220.000,00, Impostos = R$150.000

Dado esses valores temos que o peso da despesa é 31,42% e o peso dos impostos é 21,42%. Sabemos também que no setor que essa empresa atua, é esperado 20% de Lucro. Pronto, já temos as informações necessárias para esse método de precificação, vamos aos cálculos:

Markup = 1 / (1 – (0,3142 + 0,2142 + 0,20)) = 3,68

Como dito no início, o Markup é um multiplicador. Por isso, para obtermos o preço de venda, vamos multiplicar o Markup pelo Custo.

Suponhamos que essa empresa quer precificar uma mercadoria que custou R$250,00.

Então temos: R$250,00 x 3,68 = R$921,05

Esse deve ser o preço de venda para que a empresa consiga bancar toda sua operação e ainda sim obter 20% de lucratividade.

Quanto mais otimizada suas operações compras, ou seja, quanto menor o peso da despesa, e o custo, maior poderá ser a lucratividade esperada. Sem que esse aumento da lucratividade torne o preço não condizente com o mercado.

Viu só?

A metodologia, com um linguajar técnico pode parecer um pouco complicada de cara.

Mas, colocando-a em jogo no seu dia-a-dia, ela se torna rotineira!

A precificação é a alma do seu sucesso em vendas e do seu Lucro!

Não perca mais tempo!

Mãos à obra!

O sucesso te aguarda!

Grande abraço!

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